Esta frase
provavelmente será ouvida por alguns dos responsáveis por iates a vela e a
motor de maior porte, que circulam em nosso litoral. Pode parecer radical, mas
é por ai que as águas correm neste mercado. Não dispomos de empresas
acostumadas a receber clientes de grande cacife e nelas, pessoas pouco
experientes tentam organizar os inimagináveis detalhes que envolvem a operação
de Charter de um Iate tripulado de grande porte. Nossa infra-estrutura
turística esta acostumada com passageiros enviados por operadores de turismo de
massa e são poucos os que tiveram a oportunidade de mergulhar no mercado de
turismo de luxo, onde o Charter de grandes iates é o que há de mais
sofisticado.
O trabalho
deve começar no aeroporto, onde o receptivo e traslado até o barco deve ser da
forma mais confortável e segura possível. Helicópteros são uma rotina para
estes passageiros, e deve fazer parte do pacote. Ao chegar à Marina, carrinhos
de golfe para passageiros e bagagem precisam estar à disposição. Se não
existirem ou não forem necessários, os carrinhos de bagagem precisam estar
prontos e limpos, próximos do estacionamento.
Porém,
faremos uma parada no Cerimonial de Chegada para lembrar que, bem antes disto
tudo acontecer, o cliente foi consultado e enviou todas suas informações, preferências
e restrições alimentares, assim como as bebidas para atendê-lo e que tudo já foi
providenciado de acordo. Para fazê-lo, os Comandantes recebem algo em torno de
10 a 15% do valor do aluguel do barco como verba de preparação ou Cash Advanced. Com este caixa,
compram-se todos os itens necessários a uma experiência completa: águas
importadas, vinhos, champagnes, destilados, charutos, alimentos incluindo
queijos, frutos do mar, carnes e todas as frutas, legumes, temperos, sorvetes e
doces necessários, tudo absolutamente de primeiríssima qualidade, tarefa nada
simples, pois dependendo do local onde se encontra o barco, mal e mal existe um
mercado. Na Europa, empresas como a italiana Mansueto, fornecem todo e qualquer
item em qualquer porto de Mediterrâneo. Só para mencionar um detalhe que
raramente é incluído na preparação dos barcos no Brasil, é que vários arranjos
de flores devem enfeitar o barco, sendo substituídos a cada período de aluguel
ou quando as mesmas se entregam às exigências de nosso clima (lamento, porém se
trata de um item complicado, mas obrigatório).
O
Comandante precisa receber antecipadamente o nome dos passageiros, e utilizando
as redes sociais fazer uma pesquisa para melhor conhecê-los. Nesta lista é
necessário verificar as datas de nascimento e verificar se haverá algum tipo de
comemoração familiar, como aniversario de casamento, etc. Nas citadas redes
sociais, é possível levantar as características das pessoas, e até mesmo
treinar a tripulação em reconhecê-los, sabendo os nomes de cada um.
Nosso caro
Comandante deve organizar uma pequena pasta, que será entregue aos novos
“hóspedes”, nela deve constar uma folha com a foto, o nome e a função de cada
tripulante, além de um pequeno descritivo do barco e as principais
características do mesmo, incluindo os brinquedos aquáticos à disposição dos
passageiros. Se conseguir uma revista ou Guia (bilíngue) do local em que
navegarão completaria o material de apoio. Por falar em tripulação, já comentei
no texto anterior sobre este mesmo assunto, e que a relação
Passageiro/Tripulante deve ser o mais próxima do empate. Além do Capitão,
esperasse que o barco tenha uma Hostess,
geralmente uma tripulante jovem e dinâmica, que preferencialmente domine o
idioma do passageiro (ou o inglês) e que ficará encarregada da ligação entre a
tripulação e o cliente. Na cozinha, nada menos que um Chef de Cozinha de verdade para atendê-los, auxiliado por um
tripulante na função de garçom, que deverá cuidar da arrumação das mesas,
serviço de bar e talvez até mesmo a arrumação das cabines. No convés,
tripulantes cientes dos cuidados com a segurança dos passageiros, sejam
adultos, pessoas de idade, crianças ou mesmo animais de estimação!
Voltando ao
Cerimonial:
Ao chegar a
bordo, o barco deverá estar impecavelmente limpo e brilhando, com a tripulação
devidamente uniformizada, e não me refiro à simples camisetas estampadas com o
nome do barco, mas algo que se possa chamar de uniforme completo, bermudas,
bonés, cintos, camisetas e talvez até calçados de bom padrão. Tripulantes bem barbeados
e no melhor de sua apresentação.
Enquanto as
bagagens seguem para as cabines, o Capitão oferece o chamado Welcome drink, invariavelmente composto
de um bom Champagne e canapés da
melhor qualidade, do tipo: salmão defumado, caviar, camarões ou qualquer outro
ingrediente de primeira linha, que precisa estar dignamente bem apresentado.
Daqui em
diante, começa o trabalho de tripulação propriamente dito, e quando a
influência da agencia ou qualquer outro intermediário é interrompido, e sobre
isto, falaremos em outra oportunidade.
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