segunda-feira, 30 de maio de 2016

- “Capitão, nosso barco foi alugado para Charter durante as Olimpíadas... te vira!”

Esta frase provavelmente será ouvida por alguns dos responsáveis por iates a vela e a motor de maior porte, que circulam em nosso litoral. Pode parecer radical, mas é por ai que as águas correm neste mercado. Não dispomos de empresas acostumadas a receber clientes de grande cacife e nelas, pessoas pouco experientes tentam organizar os inimagináveis detalhes que envolvem a operação de Charter de um Iate tripulado de grande porte. Nossa infra-estrutura turística esta acostumada com passageiros enviados por operadores de turismo de massa e são poucos os que tiveram a oportunidade de mergulhar no mercado de turismo de luxo, onde o Charter de grandes iates é o que há de mais sofisticado.

O trabalho deve começar no aeroporto, onde o receptivo e traslado até o barco deve ser da forma mais confortável e segura possível. Helicópteros são uma rotina para estes passageiros, e deve fazer parte do pacote. Ao chegar à Marina, carrinhos de golfe para passageiros e bagagem precisam estar à disposição. Se não existirem ou não forem necessários, os carrinhos de bagagem precisam estar prontos e limpos, próximos do estacionamento.

Porém, faremos uma parada no Cerimonial de Chegada para lembrar que, bem antes disto tudo acontecer, o cliente foi consultado e enviou todas suas informações, preferências e restrições alimentares, assim como as bebidas para atendê-lo e que tudo já foi providenciado de acordo. Para fazê-lo, os Comandantes recebem algo em torno de 10 a 15% do valor do aluguel do barco como verba de preparação ou Cash Advanced. Com este caixa, compram-se todos os itens necessários a uma experiência completa: águas importadas, vinhos, champagnes, destilados, charutos, alimentos incluindo queijos, frutos do mar, carnes e todas as frutas, legumes, temperos, sorvetes e doces necessários, tudo absolutamente de primeiríssima qualidade, tarefa nada simples, pois dependendo do local onde se encontra o barco, mal e mal existe um mercado. Na Europa, empresas como a italiana Mansueto, fornecem todo e qualquer item em qualquer porto de Mediterrâneo. Só para mencionar um detalhe que raramente é incluído na preparação dos barcos no Brasil, é que vários arranjos de flores devem enfeitar o barco, sendo substituídos a cada período de aluguel ou quando as mesmas se entregam às exigências de nosso clima (lamento, porém se trata de um item complicado, mas obrigatório).

O Comandante precisa receber antecipadamente o nome dos passageiros, e utilizando as redes sociais fazer uma pesquisa para melhor conhecê-los. Nesta lista é necessário verificar as datas de nascimento e verificar se haverá algum tipo de comemoração familiar, como aniversario de casamento, etc. Nas citadas redes sociais, é possível levantar as características das pessoas, e até mesmo treinar a tripulação em reconhecê-los, sabendo os nomes de cada um.

Nosso caro Comandante deve organizar uma pequena pasta, que será entregue aos novos “hóspedes”, nela deve constar uma folha com a foto, o nome e a função de cada tripulante, além de um pequeno descritivo do barco e as principais características do mesmo, incluindo os brinquedos aquáticos à disposição dos passageiros. Se conseguir uma revista ou Guia (bilíngue) do local em que navegarão completaria o material de apoio. Por falar em tripulação, já comentei no texto anterior sobre este mesmo assunto, e que a relação Passageiro/Tripulante deve ser o mais próxima do empate. Além do Capitão, esperasse que o barco tenha uma Hostess, geralmente uma tripulante jovem e dinâmica, que preferencialmente domine o idioma do passageiro (ou o inglês) e que ficará encarregada da ligação entre a tripulação e o cliente. Na cozinha, nada menos que um Chef de Cozinha de verdade para atendê-los, auxiliado por um tripulante na função de garçom, que deverá cuidar da arrumação das mesas, serviço de bar e talvez até mesmo a arrumação das cabines. No convés, tripulantes cientes dos cuidados com a segurança dos passageiros, sejam adultos, pessoas de idade, crianças ou mesmo animais de estimação!

Voltando ao Cerimonial:

Ao chegar a bordo, o barco deverá estar impecavelmente limpo e brilhando, com a tripulação devidamente uniformizada, e não me refiro à simples camisetas estampadas com o nome do barco, mas algo que se possa chamar de uniforme completo, bermudas, bonés, cintos, camisetas e talvez até calçados de bom padrão. Tripulantes bem barbeados e no melhor de sua apresentação.

Enquanto as bagagens seguem para as cabines, o Capitão oferece o chamado Welcome drink, invariavelmente composto de um bom Champagne e canapés da melhor qualidade, do tipo: salmão defumado, caviar, camarões ou qualquer outro ingrediente de primeira linha, que precisa estar dignamente bem apresentado.

Daqui em diante, começa o trabalho de tripulação propriamente dito, e quando a influência da agencia ou qualquer outro intermediário é interrompido, e sobre isto, falaremos em outra oportunidade.


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