segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Final de Semana Perfeito


Quando pensamos em luxo, a ideia de um iate sempre vem na cabeça. Um avião ou helicóptero pode até custar mais do que muitos barcos, mas não permitem que você “veja e seja visto”, algo muito importante para quem alcançou o Sucesso. Também não permitem que se desfrute de uma longa viagem utilizando sua própria estrutura.

Se você se pergunta: Como seria um final de semana num Iate de Grande Porte? Acho que posso dar uma ideia bastante aproximada do que pode acontecer.

Na sexta-feira, você decide ir a Angra de carro, pois a Capital está sem teto para decolar de helicóptero. Seu Capitão acompanha sua viagem através de um aplicativo e quando você chega à sua Marina, dois tripulantes, impecavelmente uniformizados, os aguardam e ajudam a retirar as bagagens e as levam para o cais, enquanto você e seus convidados desfrutam do visual dos outros barcos no entorno.

Seu enorme barco de apoio, leva todos até seu iate, que esta reluzindo nas proximidades. À popa, tripulantes aguardam para recebe-los.
Chegando a bordo, vocês adentram ao salão refrigerado e encontram um Aperitivo de Boas Vindas com alguns canapés de hadoc e caviar para os entreter, enquanto as bagagens são distribuídas nas cabines.


Logo depois os motores são acionados e vocês partem para uma bela enseada na Ilha Grande, enquanto o sol se põe no horizonte. Após o fundeio, todos descem para se arrumar e um pouco mais tarde se encontram para combinar o dia seguinte, enquanto da cozinha vem o perfume do que deverá ser o jantar.

Por volta das nove, as brusquetas de cogumelos da entrada saem do forno e se brinda com o vinho que você escolheu para acompanhar um prato de massa italiana recheada que chega logo a seguir, um parmegiano DOC complementa o prato. Como segundo prato, um leve pernil de cordeiro com legumes. Na sobremesa surgem tortinhas de chocolate e frutas vermelhas, antes do licor.

 A partir do jantar, alguns vão para o Salão assistir um filme, outros vão para o Fly ver as estrelas, enquanto que você vai para sua suíte, descansar.

Pela manhã, após um sono perfeito, um tripulante já avisa que a temperatura da agua do mar está próxima dos trinta graus, prometendo um belo mergulho. No balcão de apoio da cozinha está montado um pequeno bufê com pães, bolos, frios, frutas, sucos, grãos e tudo o que é necessário para um belo café da manhã, sem esquecer de uma fresca mimosa, espumante com suco de laranja.
Na popa do barco, os tripulantes já colocaram na água todos os equipamentos de diversão aquática. As garotas saem de SUP e caiaque, os rapazes preferem realizar um mergulho até a costeira, e um tripulante segue a distância observando as bolhas de ar que brotam à superfície.

Quando a manhã chega ao fim, caipirinhas e vinho branco começam a circular, entre tira-gostos de todos os tipos. As pessoas se esticam no Solarium e o som ambiente troca de ritmo de acordo com a alegria de todos!
No meio da tarde, todos se encontram em um dos conveses à popa onde um bufê de saladas e entradas que os aguardam. Depois, uma bela Paella recheada de enormes camarões vem para ser servida, enquanto um vinho verde de excelente procedência embaça as taças. De sobremesa, um mil folhas com calda de damasco ou frutas da estação. Café e licor estão à mesa, enquanto um Cohiba Robusto é aceso.
Após o almoço, alguns voltam ao sol, outros preferem visitar a cabine. O sol se põe mais uma vez, e pessoas dão o último mergulho do dia, antes da ducha. As luzes se acendem, dos barcos ao redor vem vozes e música distantes.

Tarde da noite os convidados retornam ao Salão Principal e são convidados a desfrutar de uma enorme mesa com queijos, Parma e outros frios curtidos, geleias, frutas secas, pães de todos os tipos e azeites de boa procedência. Três garrafas de vinho estão vestidas, escondendo os rótulos e anunciando uma divertida degustação às cegas, Bordeaux, Toscana e Napa para deleite de todos. Após muita conversa e alegria, chega um sorbet no melhor estilo, momento em que o champanhe de guarda é aberto, para o brinde final de noite.

Num dos ambientes se reúnem alguns aficionados das cartas e em outro os amantes do cinema, enquanto que alguns casais circulam nos românticos espaços externos.

Domingo amanhece esplêndido, nenhuma nuvem no céu, temperatura em ascensão e após o brunch o barco parte para a Ilha da Gipóia, onde dezenas de barcos se encontram em plena festa. O dia passa entre mergulhos, banhos de jaccuzzi e passeios de bote e jet. No final da tarde, os convidados embarcam mais uma vez no potente barco de apoio e seguem para a Marina, a fim de pegar seus carros.

Você observa a tripulação cuidar do embarque de bagagens e pessoas, enquanto se despede de todos. Como o dia estava convidativo, você decide permanecer mais um tempo a bordo. Quem sabe, rumar a Paraty e jantar em algum de seus bons restaurantes, ou pernoitar no tranquilo Saco do Céu ou mesmo optar por jogar tênis ou golf em um dos Resorts da região. Alguns dias depois, você chama seu helicóptero e retorna a seus afazeres.

Preferi utilizar Angra para este passeio, mas poderia ser nas Ilhas Virgens, nas Baleares ou qualquer outro lugar do mundo!

Se acha isto conto de fadas, posso assegurar que organizei pessoalmente dezenas de finais de semana muito semelhantes a este. No iate imaginário do exemplo, uma dedicada tripulação trabalhava ininterruptamente por 18 horas diárias, alguns permaneciam acordados durante toda a noite, até que o último convidado se recolhesse. Durante a noite, o Comandante mantinha atenção a qualquer mudança de tempo, o Chefe de Maquinas alternava os geradores, cuidava da produção de agua dessalinizada e Marinheiros limpavam o orvalho todas as manhãs, o Cozinheiro e auxiliares preparavam e serviram dezenas de refeições, enquanto que outros limpavam e arrumavam as cabines, tudo para que a estada fosse perfeita. Neste tipo de barco, apenas a perfeição é aceita.

Dar a seu comandante as condições de desenvolver um bom e requintado serviço, selecionar e treinar uma tripulação eficiente e disciplinada. Manter seu barco em perfeitas condições de uso e exigir o padrão que lhe é desejado faz parte do dia a dia de um Iatista de Alto Nível. Se não conseguir ou não tiver tempo, pode me chamar. Bons Ventos!


Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria, Com. Álvaro. Os anos passam na vida mas a juventude do homem do mar permanecem na veia daqueles que amam viver

    ResponderExcluir