23 de Janeiro de 2013
Preparação para Partida de Angra
dos Reis
Após uma semana de preparação
intensa para realização de um cruzeiro no litoral da Bahia, registrávamos em
nosso Log Geral a marca de 36.000 milhas navegadas antes mesmo desta partida, quando
então zeramos o Contador de Milhas do NavNet Furuno, a fim de registrar as novas milhas que viriam.
Fizemos as compras de todos os
alimentos congelados, secos, enlatados e bebidas para um roteiro de trinta
dias, com lotação quase que máxima à bordo, e ainda as frutas e verduras necessárias
a travessia da tripulação rumo a Salvador.
A previsão do tempo indicou que
encontraríamos vento Leste fraco entre Angra e Rio, mas que a passagem de uma
frente fria deveria permitir uma subida até os Abrolhos, com vento favorável.
24 de Janeiro de 2013
Amanheceu com um céu tingido de
vermelho, o que significa mudança de tempo próxima, e pouco antes das 07h00
largamos nossa vaga na Marina do Piratas, rumo ao Posto Flutuante Golfinho,
onde completamos nossos tanques de diesel, e embarcamos sete baldes de 20
litros de óleo lubrificante. Como houve uma pequena sobra no abastecimento,
destinamos 95 litros de diesel para nosso barco de apoio, o bote de 26 pés, Verde&Rosa
que viajaria no reboque durante toda a viagem.
Terminado o abastecimento, nos
dirigimos a um canto da Ilha da Gipóia onde realizamos uma pequena limpeza nos
eixos, hélices e lemes, a fim de permitir uma navegação mais econômica.
Era meio-dia quando nos colocamos
a caminho do Rio, com quatro tripulantes à bordo, visto que o cozinheiro seguiria
de automóvel. As 14h30 montamos a Ponta Grossa da Marambaia e encontramos uma
Lestada razoável pela proa, fazendo cair a velocidade em mais de um nó!
Quando anoiteceu, já estávamos
adiante da Ilha Rasa de Guaratiba, e entramos à Barra Pequena do Rio de
Janeiro, as 21h00, fundeando nas proximidades do ICRJ logo depois.
Apesar do mar e do vento,
mantivemos a marcha media de 7,9 nós. O resultado não foi dos piores, visto que
o barco estava bem pesado e ainda levávamos um bote de quase três toneladas pela
popa.
Como durante a travessia, fomos
informados pelo Flavio da Sala de Radio, que havíamos conseguido uma vaga na
Marina da Gloria para a manhã seguinte, deixamos tudo pronto para a atracação
logo cedo.
Dia 25 de Janeiro de 2013.
Entre as 07h00 e as 07h35
suspendemos, entramos na Marina da Gloria e atracamos na Vaga 01 da Orla B,
onde o Falcão costuma nos receber em nossas muitas vindas ao Rio.
Nosso Log registrava 80.3 milhas
navegadas, desde o Piratas.
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