quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ave Rara

Uma ótima notícia chegou da Austrália! Pode parecer estranho, mas o escritório de nosso maior Projetista Naval fica na distante Australia, onde o casal Astrid e Luis Gouvea mantém os endereços da B&G e Roberto Barros Yacht Design, filha e genro do “Cabinho” trabalham do outro lado do nosso hemisferio, projetando e comercializando copias de projetos de uma infinidade de barcos, em sua grande maioria de cruzeiro, sejam a vela (sua tradição) ou a motor, algo mais recente, mas não menos importante.

Ainda consideramos os Barcos de Cruzeiro a Motor, “aves raras” do mercado brasileiro, onde lançamentos anuais de barcos novos são contados em poucos dedos de uma única mão, enquanto que as lanchas abarrotam as marinas de nosso litoral. Uma grata notícia foi a entrega pelo Estaleiro Flab de Campinas, de um Trawler de 46 pés, o Rainha Jannota.

O proprietario publicou em um site de arquivos fotograficos (http://www.flickr.com/photos/rainha_jannota/ ), uma enorme quantidade de fotos, onde cada detalhe do barco aparece, em belas e completas imagens. Acredito que esta verdadeira exposição possa ajudar os afixionados a encontrar soluções para seus problemas, verificando as instalações e a ampla área de convivência. Acostumado a ver proprietários retirando seus barcos de estaleiros, quase na marra, foi muito legal verificar a alegria deste proprietário e a paixão explicita pelo barco. Devo dizer que a Flab esta de parabéns, quer seja pelo produto entregue, quer seja pela maneira que recebemos a noticia 

Este mesmo Estaleiro já lançou outros barcos, do tipo Trawler, entre os 25 e este 46, seu maior modelo produzido até o momento. Fora a linha de barcos a motor, eles produzem vários veleiros de cruzeiro e até mesmo uma lancha. Sinceramente, espero que possamos ver mais e mais lançamentos de barcos, tão bem documentados como este.


Permitam-me concluir que ainda não conheço o dono do barco, e nem o do estaleiro. Porém mantenho uma admiração pelo trabalho da “Familia Cabinho”, cujo histórico é mais do que um motivo de orgulho nacional, visto que mesmo exportados, continuam produzindo em nosso nome, o que muito nos orgulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário