terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dragando a Crise Financeira

Foi publicado pelo TheCrewReport, que na Florida estao lançando a primeira de três fases de um projeto, que devera nivelar o fundo de vários canais de acessos aos Estaleiros da area de Dania e Fort Lauderdale, cuja profundidade hoje varia entre 2 e 4 metros, e alcançara varridos 4,6 metros, o necessario a atender a demanda dos SuperYachts que recorrem àquela area para reparos e outros serviços. Dando condições de desenvolver ainda mais a industria local, voltada para este mercado.

A primeira fase, que agora se inicia, ira aprofundar o Dania Cut Off que permite o acesso ao tradicional estaleiro Derecktor entre outros, e deve estar finalizada até Setembro de 2012. A segunda area a ser dragada será a porção Norte da Intercoastal Waterway, ao Norte de Port Everglades, e comecara após o Fort Lauderdale Boat Show de 2012, já a fase final subira o New River, contemplando os braços Sul e Norte (South and North Fork), e permitirá um acesso mais seguro ao LMC – Lauderdale Marine Center e outras marinas e estaleiros na região.
Enquanto isto, nas águas tupiniquins, as autoridades de acotovelam para criar impedimentos a obras quaisquer, e nosso imenso litoral que quase não conta com desembocaduras navegáveis, devido à imensa erosão e assoreamento, fica refém da burocracia quando o assunto é dragagem. É fato que uma de nossas poucas marinas descentes em Angra, foi assoreada no verão de dois anos atras, devido ao rompimento de uma obra de recuperação em uma estrada federal, para retirar a areia e lama “exoticas”, que praticamente fecharam seu acesso na baixamar, tiveram de cumprir a um calvário de exigências, que quase impediu todo o processo. Ao que parece o desenvolvimento é coisa a ser combatida com todas as forças! A continuar desta forma, será necessário mais um movimento social no Brasil, o dos “Sem Tanga”, pois vai faltar pena pra todo mundo!

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