quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vendo de fora!

Fantastica material sobre o Mercado nautico brasileiro, foi publicada pela edição de Setembro de 2011, na revista ShowBoats International, assinada por Shaw McCutcheon, jornalista experiente e um dos mais famosos fotografos especializados em nautica dos Estados Unidos.

Na materia intitulada “All Eyes on Brazil”, ele comenta sobre nossas principais caracteristicas, dentre elas: a desconcertante voracidade de nosso governo que ao mesmo tempo em que protege nossos estaleiros, quer seja vetando a importação de barcos usados, quer seja cobrando praticamente 100% de impostos de importação nas embarcações novas, também impede o crescimento da industria nautica de forma geral, ao taxar motores, geradores, materias primas, equipamentos, tintas e outros componentes necessários a se produzir barcos em condições de competir com outros produtos no mercado internacional.
Neste verdadeiro giro pelo pais, ele comenta sobre os produtos oferecidos pelos nossos principais estaleiros, de Santa Catarina ao Ceará, e sua capacidade de produção. Infelizmente, ele também comenta sobre nossa pobre infraestrutura de terra e, com nossas raras marinas e mal equipadas, porém, como não poderia deixar de ser, falou também da mão de obra coo comentado logo abaixo.

Passando incólume pelos perigos de se perder entre nossas inóspitas belezas naturais, comentou sobre nosso melhor trecho de navegação, a chamada por nós de Costa Verde entre Santos e Rio, visto que a revista é dirigida a Superyachts e não ao pessoal do surf. Bem sabemos que nosso litoral é melhor aproveitado por quem vai a praia a pé, e não de barco. Ele surpreendeu pela sua visão, comentando sobre o interesse dos estaleiros estrangeiros em operar no pais, como Ferretti e Azimut, para citar apenas alguns dos italianos que já estão por aqui
Sobre o incipiente Charter, ele comenta sobre a cultura exclusivista dos proprietarios brasileiros, que não admitem que ninguém utilize seu barco, cá entre nós é como um livro ou na visão machista, como uma mulher: não se empresta, não se aluga e não se vende! Outro impedimento, é que nossas tripulações são insipientes (com "s"), quase ignorantes em materia do alto padrão de atendimento exigido, ou seja, não tem o padrão de treinamento necessario a este tipo de operação, baseada no luxo do luxo, o que sou obrigado a concordar, mas isto é assunto para outro dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário