Estrutura
física de um Furacão:
Um furacão possui uma arquitetura bastante
peculiar. Conforme vimos anteriormente, a Tempestade Tropical, já previamente
organizada, vai girando e ganhando força, seus ventos ao chegarem à casa dos 63
nós formam o chamado Olho do Furacão (Eye), que fica em sua parte central
e pode medir entre 2 e 200 Milhas Nauticas, mas na media costumam medir cerca
de 16 milhas. O olho é a parte do furacão onde praticamente não venta,
permanecendo quente e abafada, mas a condição do mar em seu interior continua
uma catasfrofe com vagas vindo de todas as direções, podendo chegar a
impressionantes 40 metros de altura! Este olho pode ou não possuir um “chapéu”
de nuvens, podendo ficar encoberto nas fotos tiradas do espaço.
No perímetro do Olho encontramos um anel ou parede
vertical de nuvens espessas e chuva torrencial, conhecida por Muro do Olho (Eyewall). Os ventos que giram ao redor do olho convergem para esta
região, portanto ali encontramos os ventos mais fortes da tormenta, e é onde
realmente mora o perigo! Este Muro é
constituido por formações densas de nuvens em forma de Torre, chamadas de Torres de Calor (Heat towers), onde ocorrem as precipitações mais fortes e onde o
calor do ar sugado se concentra de forma mais sensível.
As nuvens do Muro podem chegar a Tropopausa, que
separa a Troposfera da Estratosfera, e que fica aproximadamente a 17 km de
altura nas regiões tropicais. Lá o Muro
se alarga, abrindo como um cogumelo gigante. Devemos lembrar que o processo é
extremamente dinâmico, e que Muros novos
podem se formar externamente aos já existentes, absorvendo-os e alargando sua
espessura, gerando uma tempestade cada vez mais forte e estavel num ciclo
chamado de Ciclo de Reposição do Muro (Eyewall
Replacement Cycle)
Concentricamente existem outros aneis como o Muro do Olho, que são aneis formados
por nuvens extremamente carregadas que podem ser chamadas de Aneis de Chuva (Rainbands).
O diametro de um furacão pode variar bastante e tem
relação com a distância do centro onde são encontrados seus ventos mais fortes,
mas teríamos de mergulhar em dados cientificos que escapam nosso objetivo.
Porém, se levarmos em consideração apenas o diametro do “cogumelo” ou chapéu de
nuvens, os registros mostram que o menor registrado foi o Ciclone Tracy de apenas 60 milhas de diametro, e
o maior o Tufão Tip, que apesar do
nome pequeno, mediu espantosos 1.133 MN ou 2.100 km de diâmetro.
Perigos complementares:
Como se não bastassem os ventos, os ciclones têm
ainda um repertório amplo de “efeitos colaterais” que podem representar riscos
aos navegadores;
Ressacas (Swells): podem ocorrer a qualquer
momento, causadas por Furacões, ou mesmo pela passagem de uma Frente Fria
durante o inverno, o que pode tornar um seguro fundeadouro de sotavento, num
pesadelo enorme. Conforme uma depressão avança, devesse acompanhá-la, a fim de
identificar o perigo de uma virada brusca nas condições de tempo. Ser apanhado
desprevenido pode lhe trazer grandes problemas.
Surge: que podemos compreender como
uma maré anormal, ou “cabeça-d’agua”, a massa de agua litoranea é pressionada
pela aproximação da tempestade e se ergue (brota) muito acima de seu nivel
normal, assim como a propria baixa pressão do Olho faz que a agua suba. Estas
marés podem cortar as rotas de fuga cerca de três a cinco horas antes da
chegada da tormenta, devido à maré poder subir cerca de três metros (9 a 12
pés), no caso de um Furacão Categoria III. Sabemos que ninguém amarra um barco
da forma convencional para uma maré destas, portanto esteja preparado e procure
conhecer os acessórios e métodos para melhor ancorar seu barco.
Resultado de
uma surge ou maré anormal
Comportamento do Navegador: uma orelha no radio e um olho
no barômetro!
Lembra dos navegadores bronzeados e barbados do
inicio desta serie de textos? Depois que voltaram para seus respectivos barcos,
ligaram seus radios, anotaram todas as posições informadas e depois, abriram
uma enorme carta de navegação do bom e velho papel e com auxilio de lapis,
regua e compasso começaram a plotar a posição e a possivel tragetória da
tempestade, a fim de analisar o risco de serem atingidos, começando assim a se
preparar para procurar um abrigo ou fugir enquanto é tempo!
Outra medida tomada por todos é estocar agua e
comida, abastecendo o barco com combustivel e mesmo gas de cozinha, para o caso
de precisar partir de imediato para o destino que for! Alguns compram pedaços
de compensado e lona grossa e praticamente todos procuram por mais cabos de
amarração, pesadas âncoras sobressalentes e roupas de mau tempo.
Uma vez que uma tempestade se transforma em
Furacão, ela ganha um nome e passa a ser monitorada permanentemente pelo National Hurricane Center da Florida (http://www.nhc.noaa.gov),
que emite boletins de previsão a cada seis ou três horas, dependendo da
violência do mesmo. Os navegadores da região alertam para que se mantenha o (necessário)
radio AM sintonizado na frequência de 780 kHz, pois a radio ZBVI das Ilhas
Virgens, costuma manter seus ouvintes informados constantemente. Porém, não é a
única emissora a fazê-lo, pois praticamente todas as radios AM, FM e os canais
especificos de VHF noticiam a evolução destas tempestades, até quase surtar os
ouvintes!
O mais correto é não se aproximar do Caribe durante
a Estação de Furacões, pois muitas das companhias de seguros não costumam
cobrir avarias em barcos sinistrados entre Junho e Novembro, mesmo que o
acidente nada tenha a ver com a passagem de um furacão, portanto é um risco a
mais a se assumir.
Caso não tenha opção de rumar em Maio para o
Mediterrâneo, Trinidad ou Norte da America do Sul tenha em mente conseguir o
melhor abrigo possivel a fim de encarar as tormentas que fatalmente lhe
atingirão nesta época, pois como vimos não há tempo facil neste período.
Retornar ou rumar para o Brasil a partir do Caribe é péssima opção, pois as
correntes e ventos podem transformar esta empreitada em enorme sacrificio para
barco e tripulação.
Abrigos de Furacão (Hurricane
Hole)
A proteção que um abrigo como um estreito canal no
meio do mangue pode lhe proporcionar depende diretamente da trajetoria e da
violência do furacão. Mesmo que voce se proteja dos ventos e das ondas, ainda
pode sofrer com as ressacas, com os barcos ao seu redor, com os objetos que
podem lhe ser arremeçados e ainda pelo “surge”,
que como sabemos pode fazer a maré variar rapida e violentamente, oferecendo
riscos à amarração e à sua embarcação.
Prefira se possivel, um bom abrigo em terra, numa
daquelas vagas cavadas no solo e com boa amarração, desarme o barco, amarre,
prenda, guarde tudo, se tranque e reze. Muitos navegadores preferem enfrentar
as tempestades longe de terra, onde um barco costuma estar indefeso e sem
possibilidade de reação, mas isto vai de cada um e é muitissimo raro alguém de
dispor a partir, a fim de encarar a maior força da natureza de peito aberto.
Não é aconselhável de forma alguma!
No Hemisferio Norte, os ventos dos Ciclones circulam
no sentido anti-horario, e para fins de segurança, são divididos em
semi-circulos, onde podemos identificar o de maior periculosidade e ainda
adotar estrategias classicas para fugir de seus perigosos ventos.
A tecnica de se enfrentar um furacão dita que ao
navegarmos no Semicirculo Perigoso,
devemos navegar em um ângulo reto em relação à trajetoria do furacão, recebendo
o mar pela bochecha de Boreste, quase capeando, para assim conseguir se afastar
do Olho. Porém, ao navegar no Semicirculo menos perigoso, conhecido por “Navegável”, voce deve procurar fugir
para o Sul, também em ângulo reto com a trajetoria, procurando receber o mar e
o vento pela Alheta de Boreste, fugindo ou correndo com o tempo, se afastando do
perigo.
É impressindível plotar numa carta geral a posição
do Olho do Furacão a cada boletim que receber, pois as trajetorias podem mudar
muito rapidamente e o que parecia ser uma boa posição ou abrigo pode se
transformar em uma arapuca letal.
Como já vimos, quanto mais longe do “Muro” melhor!
Parabéns pelo blog. Pertinente e obrigatório!! Não conhecia....
ResponderExcluirSeu livro já tenho há muito e li algumas vezes.
abraço.
Obrigado pelo apoio. Sempre bom receber uma força!
ExcluirExcellent... Bons Ventos.
ResponderExcluirEspero que seja util!
ResponderExcluirGrato