quarta-feira, 26 de junho de 2013

Paraguaçu: Domingo, 03 de Fevereiro de 2013


Amanheceu com o céu praticamente limpo, e uma brisa de Nordeste, como é normal para a região.

Com o barco servindo de base, algumas pessoas saíram para passeio com o barco de apoio, enquanto outras se divertiam com o SUP (stand-up padle), uma novidade embarcada, por ocasião de nossa passagem pelo Rio.

De almoço, servimos uma salada de alface crespa, com alguns legumes e queijo de cabra. O almoço foi Escalope de filet mignon, acompanhado de purê de mandioquinha, arroz e vagem ao alho. Sobremesa de torta-gelada.

As 15h15 suspendemos para nosso próximo destino, nas proximidades de Maragojipe. Seguimos pelo Norte da Ilha do Bom Jesus, e de olho no canal, contornamos o sinuoso canal, entre a Coroa Grande e a Ilha de S. Antonio. Depois, rumamos em área não cartografada, para as 16h35 passar pelo través da Ponta do Alambique, onde começa o Rio Paraguaçu. Desviamos das dragas em operação em frente à Vila de São Roque, onde há um estaleiro e muitas plataformas de petróleo em construção.

O Rio Paraguaçu possui uma profundidade surpreendente, e nossa sonda registrou mais do que 40 metros em alguns trechos. Vez por outra, cruzamos com canoas a vela, e mesmo algumas de maior porte, ainda utilizadas para transporte de pessoas e material. As 17h45 fundeamos com 40 metros de amarra, em frente a Igreja de São Francisco do Iguape, ou Paraguaçu, uma ruína fantástica, digna de filme de Indiana Jones.

O fundo é de lama escura, de boa pega, mas a corrente de vazante é bastante forte, e sempre largo corrente “de sobra” naquela região.

A janta foi Pizza de Frigideira, prato simples, leve e de grande sucesso no cardápio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário