terça-feira, 2 de julho de 2013

Sábado de Carnaval: 09 de Fevereiro de 2013


Morango no Nordeste!
 
Pela manhã, estava mais calmo e com céu limpo.

Logo cedo, partiram no bote, com o prático Bobó para a Ilha de Boipeba e o Rio do Inferno, como nosso barco de apoio, retornando apenas no meio da tarde, devido a maré.

Enquanto passeavam, paramos nosso gerador, apagando o barco todo e fizemos a necessária revisão e manutenção preventiva, pois era agora nossa única fonte de energia. Como as horas dos motores também pediam, foi realizada a troca de filtros e lubrificantes dos nossos dois MAN de dez cilindros e 1050 HP cada.

Próximo das 16h00 suspendemos o ferro, retornando para a região do Curral. A principio, tentamos fundear próximos do veleiro Índigo, nossos velhos conhecidos, mas as condições na Gamboa (mais uma vez) tornaram impossível um fundeio seguro. O fundo naquela área é como um serrote, a sonda vai de cinco a vinte metros e não se consegue um fundo regular para largar a âncora. Fora isto, com a forte correnteza nas vazantes, o barco atravessa de lado para o vento e o conforto vai pras cucuias!

Acabamos largando âncora no Curral, nos últimos raios de luz do dia, e o transito de pequenas embarcações que iam e vinham de Valença, Galeão, Cairu e outras localidades rumo a Gamboa e a Morro de São Paulo, em pleno Carnaval, era intenso e assim foi durante a noite toda. Muitos passavam tão rentes a nosso barco, que achei por bem deixar todo o convés iluminado.

Como o almoço ficou um pouco abaixo do esperado, fizemos um jantar mais caprichado: bruschette (brusquetas) de caponatta de entrada, e Risoto de arroz arbório com shimeji e shitake ao vinho branco. A sobremesa foi torta de morango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário