terça-feira, 27 de março de 2012

Nono-dia: Ao Largo de Camboriu

Mais uma vez, o sol nos achou deixando a barra do porto. Eram sete horas, do horario de verão, quando suspendemos nossa âncora. Com a maré vazando, fizemos o trecho até a barra, em boa velocidade, na casa dos 10 nós, porém o mar e o vento por lá eram contrarios e a saida não foi das mais confortáveis.

As 08h00 já haviamos mudado nosso rumo para a Porto Belo, e alcançado águas mais tranquilas, onde passamos a receber o vento pela alheta de bombordo, ajudando no deslocamento rumo ao Sul.
Como no dia anterior, alguns dos passageiros procuraram um lugar nos sofás, e foram controlando seu mareio, como puderam. Realmente, balançavamos bem mais do que no dia anterior... lamentável.

Cruzamos com uma duzia de barcos de pesca, arrastando ao Norte de Itajai, mas nada que se compare ao ano anterior, quando cruzamos e desviamos de pelo menos vinte e cinco barcos de grande porte, todos arrastando, seja em parelha, seja em solitario.

Ao meio-dia, mudamos nosso rumo para passar mais próximos de Camboriu, e sua enorme fachada de predios, logo depois voltamos com nosso rumo para Porto Belo, pois o balanço era grande, e a vontade de chegar, principalmente a de alguns dos passageiros, enorme!
Era perto das 14h30 quando nos aproximamos, e começamos a adiantar a manobra, primeiro reduzindo os motores, e depois colocando cabos e defensas em posição, já dentro da enseada liberamos nosso bote, o V&R. Aproximamo-nos, contra o vento e contra o odor de peixe que vinha da Pioneira, uma enorme empresa de beneficiamento de pescado ao lado do ICPB. Giramos de popa para o vento, e encostamos ao cais.

Após algum tempo, e já com o barco bem amarrado e protegido da madeira do trapiche, e já ligados a linha de abastecimento de água doce, servimos de almoço tardia um pernil de cordeiro uruguaio, preparado ao forno com abacaxi, arroz e farofa, acompanhados de molho demi-glace. A sobremesa foi uma salada de frutas, dos remanescentes salvos da viagem, desde o Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário